Estudo sobre Sexualidade Feminina

 
De: Isabel Freire
Enviada: Monday, April 03, 2006 3:34 PM
Assunto: Estudo sobre Sexualidade Feminina - Questionário

Olá a todas,

Um mês depois do que estava previsto, contacto novamente a propósito do Livro sobre Sexualidade feminina, a publicar em 2007 pela editora Esfera dos Livros. Durante o período inicial de divulgação do estudo, recebi manifestações de interesse por parte de mulheres que vivem nos quatro cantos do Continente e Ilhas.

Sendo impossível correr o país de lés a lés, optou-se por alterar a metodologia de recolha de informação. Além da questão geográfica, não faria sentido seleccionar participantes por uma lógica de ‘ordem de chegada’ (ou seja, entrevistar apenas as mulheres que se interessaram primeiramente por contribuir com o seu testemunho).

Assim, ponderando ambos os factores, desafio-vos a responderem-me via e-mail a um questionário que exige alguma disponibilidade de tempo (obviamente não se faz em meia hora) e também capacidade de introspecção. É, na minha opinião, efectivamente um desafio. Além de autora do livro, estarei obviamente entre as entrevistadas, contribuindo igualmente com a minha vivência sexual, e à medida que fui traçando as perguntas apercebi-me de que em muitos casos as respostas não estão na ponta da língua. É preciso reflectir sobre elas.

Esta metodologia tem também algumas vantagens:

1. Anonimato absoluto, uma vez que se preferirem podem criar uma nova conta de e-mail para mo enviarem (sexualidadefeminina@gmail.com), ou imprimirem o vosso testemunho e fazê-lo chegar-me por correio para a minha morada (Isabel Freire, Rua Braamcamp Freire, 22 – 2º Dto, 1900-103 Lisboa *atenção que a coincidência entre o apelido e o nome da rua não é engano);

2. Possibilidade de falar com mais facilidade sobre questões que são efectivamente muito íntimas e que provavelmente não seriam fáceis de verbalizar, mesmo com uma desconhecida;

3. Realizar um exercício de análise pessoal que levanta questões normalmente ‘apagadas’, mas que ajudam a clarificar muitas circunstâncias importantes para conhecer a nossa sexualidade (individual e social).

A todas agradeço desde já a participação, e solicito que me confirmem a V/ disponibilidade em responder ao inquérito, por dois motivos: primeiro, para que possa saber o número aproximado de respostas com que poderei contar entre as pessoas inscritas, e em segundo lugar para que sintam que esta confirmação é de algum modo um compromisso convosco e comigo, não deixando portanto o assunto em esquecimento. Porque sem prazos tendemos normalmente a deixar para um futuro incerto certas tarefas, gostaria que me enviassem a vosso testemunho num prazo de três semanas após receberem este mail. Não sendo possível por motivos pessoais fazê-lo, não deixem de enviá-lo assim que tiverem oportunidade.

PS: As mulheres que não se sintam capazes de responder por escrito ao inquérito, podem e devem manifestar-me essa dificuldade. Encontraremos forma de contar igualmente com a sua participação.

Um abraço,

Isabel Freire

Rua Braamcamp Freire, 22 – 2º Dto. 1900-103 Lisboa

Tm: 91 445 20 97

ifreire@clix.pt

sexualidadefeminina@gmail.com

http://sexualidadefeminina.blogspot.com

Com a colabora São da

gerência da funda São