16º Encontra-a-Funda (encontro do blog a funda São)

1ª versão - 22-11-2011 - 07h00m

(crica no botão «actualizar/refresh» do menu para garantires que estás a ver a versão mais actualizada)

      

Caria - 2 e 3 de Dezembro de 2011 

   

       

Programa provisório:

    

2 de Dezembro - sexta-feira

21h00 - Caria - Início da procissão de Santa Bebiana e de São Martinho.

       

Testemunho etnográfico das antigas festas báquicas pagãs, a Festa de Santa Bebiana, em Caria, Belmonte, é uma das tradições mais originais da região Beirã e do país. Depois de ter sido proibida pela igreja durante séculos, com o 25 de Abril a tradição foi recuperada, dando início todos os anos a noites de folia dedicadas à jovem Bebiana. Por entre procissões, chocalhos, sermões irónicos e archotes de palha, ouvem-se as rezas da festa… 

   

O Credo dos Ébrios 

“Creio no álcool a 36 graus, Todo-Poderoso e criador de formidáveis carraspanas. 

Creio na aguardente, sua filha, e minha esposa predilecta, a qual foi concebida por obra e graça do alambique, nasceu da puríssima cana e padeceu sob o pisão dos moinhos. 

Foi derramada e sepultada num casco, ao terceiro dia surgiu da garrafa e subiu graciosa e triunfante à caixa dos pirolitos. 

Escoou o fundo da caldeira e está no tonel bem rolhada, estando à mão direita das barbas do bagaço, de onde há-de vir alegrar uma grande pândega sem fim; dar vistas aos grandes e pequenos, ricos e pobres, doutores e burgueses, santos e diabos. 

Portanto creio na repetição da pinga, na santa vindima anual, na comunicação dos irmãos do esgota, na renovação das pipas vazias, na bebedeira eterna. 

Ámen” 

   

O Pai Nosso do Vinho 

“Santa uva que estais na parreira, purificada sejais, sem enxofre e sem sulfato. 

Venha a nós o vosso líquido, para ser bebido à nossa vontade, tanto na taverna como na nossa casa, livrai-nos de quebrar a cabeça. 

Ámen!” 

 

Depois é só seguir a festa, por entre o cheiro da carne e peixe assado, ou do maravilhoso vinho da região! 

Fonte  

   

A Festa de Santa Bebiana celebra-se no dia 2 de Dezembro, sendo uma tradição muito antiga. Esta é uma festa muito particular, pois celebra a devoção por Santa Bebiana, a padroeira dos bêbedos. A procissão sai à rua a partir de dois locais distintos: do lado das Enguias (uma outra freguesia de Belmonte), sai São Martinho, transportado pelas mulheres e, do lado de Caria, Santa Bebiana, transportada pelos homens. As procissões são acompanhadas pelos mordomos, secretários, juízes e um prior, que faz sermões irónicos, e ainda os convivas (irmãos) e grupos de bombos. Os andores transportam os santos acompanhados de garrafões de vinho. A festa dura até de madrugada, bebendo-se vinho, muita cerveja e comendo-se sardinhas e carne grelhada. Segundo Cristina Nogueira, autora do livro “Monografia Histórica do Concelho de Belmonte – Novos Contributos”, Santa Bebiana foi uma virgem romana cristã que terá vivido no século IV. Ela e a sua família foram vítimas de um imperador, Juliano Apóstata, que tentava acabar com o Cristianismo e por isso torturou diversos cristãos. Os pais de Bebiana foram mortos e esta foi entregue a uma alcoviteira com a recomendação de que teria de tentar “leva-la por maus caminhos”. A santa terá assistido a festas com elevado consumo de vinho como era característico desta época, mas a jovem nunca se tentou. Como não conseguiu os seus intentos, em 363 d.C., o pretor Aproniano mandou que a amarrassem a uma árvore e foi chicoteada até à morte. 

Esta festa é uma das tradições mais antigas da região e é um testemunho etnográfico de festas báquicas pagãs, tendo sido proibida pela igreja durante séculos, foi recuperada após o 25 de Abril. 

Fonte  

   

A Santa Bebiana no seu andor, ao ir encontrar-se com o São Martinho (foto da organização das festas - 2010) 

   

O já lendário padre Abreu (foto islandberg.blogspot.com - 2010)     

A Santa Bebiana e o São Martinho, lado a lado (foto da organização das festas - 2009)     

Fotos:

islandberg.blogspot.com - 2010

Organização das Festas - 2009 e 2010 

     

23h00 - ceia

           

3 de Dezembro - sábado

13h00 - almoço

15h00 - saída com a Banda Filarmónica de Caria para uma tarde de animação no Salão da Junta de Freguesia de Caria

A vossa, só vossa, eroticamente vossa

São Rosas

      

Com o apoio erótico de sempre da Erosfarma...

           

Questões? Dúvidas existenciais? Encomendas do livro «DiciOrdinário»? Escreve-me!


       

Para quem não sabe o que São (sou eu) estes encontros e para que quem já participou os possa relembrar, deixo aqui um

Funda's Digest

        

O blog a funda São foi criado em 8 de Novembro de 2003. Tem perto de 600 visitas médias diárias e já ultrapassou 2,3 milhões de visitas totais. A São Rosas começou sozinha (uma espécie de masturbação) mas pouco a pouco foi convidando membros e membranas que comentavam, para participarem também com a publicação de posts. A essa equipa chamamos a fundiSão.

           

Maio de 2004 - após seis meses do blog, foi feito o 1º Encontro da funda São, ao aceitar a São Rosas o desafio do Jorge Costa para as pessoas que escrevem e comentam no blog se conhecerem pessoalmente e conviverem. Foi na Mealhada, no restaurante «Simões dos Leitões».

      

Novembro de 2004 - 2º Encontro da funda São, também na Mealhada, no restaurante «Simões dos Leitões» (que entretanto passou a chamar-se «Nelson dos Leitões»). Desta vez com a presença da Tuna Meliches

        

Julho de 2005 - 3º Encontro da funda São, organizado pelo OrCa em Carcavelos, depois de uma visita ao Salão Erótico (que nós baptizámos de ExpoFoda).

     

     

Novembro de 2005 - 4º Encontra-a-Funda num fim de semana em Beja, sob o mote «Beja-me Mucho» e organizado pela Mad e pelo Nikonman. O programa foi este. Nos dias seguintes alguns blogs comentaram o Encontro.

  

Junho de 2006 - 5º Encontra-a-Funda, no Porto, com um programa de 3 dias majestaticamente organizado pelo George «Anel Peniano» Coast. O programa foi este.

     

Novembro de 2006 - 6º Encontra-a-Funda, em Setúbal, com um programa de 2 dias organizado pelo poeta, jornalista e erotista (sim, inventei agora) Pedro Laranjeira. O programa foi este.

           

Junho de 2007 - 7º Encontra-a-Funda, em Caria, com um programa de 2 dias organizado pela São Rosas. O programa foi este.

        

Novembro de 2007 - 8º Encontra-a-Funda, na Covilhã (tentando aproveitar o ArtCore, que pouco teve que se aproveitasse), na serra da Estrela e na Carrapichana (belo nome). O programa foi este.

     

Junho de 2008 - 9º Encontra-a-Funda, em Coimbra. No Sãorau revelou-se que «Ainda Há Aparições» e no dia seguinte fomos descer o rio Mondego de canoa. O programa foi este.

    

Novembro de 2008 - 10º Encontra-a-Funda, nas Caldas da Rainha e em Óbidos. O programa foi este. O OrCa odeu uma... e ainda odeu a segunda.

Junho de 2009 - 11º Encontra-a-Funda, em Lisboa. O programa foi este.

 

Novembro de 2009 - 12º Encontra-a-Funda, nas Caldas da Rainha. O programa foi este.

    

O Grande Mestre Raim desenhou-me, para comemorarmos o 6º aniversário do blog «a funda São», numa demonstração de que o erotismo não é nenhum bicho de sete cabeças:

Junho de 2010 - 13º Encontra-a-Funda, na serra da Freita (visita às pedras parideiras), na Taberna da Pica (Noite com Cedilha) e no Museu da Chapelaria.

    

 

       

Novembro de 2010 - 14º Encontra-a-Funda, que foi uma Visita-a-Funda: visitas guiadas por mim à minha colecção de arte erótica, em vários fins de semana.

        

 

Julho de 2011 - 15º Encontra-a-Funda, em Coimbra.

        

 

A vossa, só vossa, eroticamente vossa

São Rosas